I saw the light



Fazer pequenos ajustes no nosso dia-a-dia não é difícil e ao fim do mês podem trazer-nos grande alegrias. Aqui ficam algumas das (muitas) dicas que existem sobre como poupar energia em casa. Não são muitas para não assustar mas são muito eficientes.

E não comecem já a reclamar e a dizer que não têm paciência/tempo. É tudo uma questão de hábito (e de ter alegrias quando chega a conta ;)

- A não ser que tenha medo do escuro não deixe luzes ligadas em divisões vazias. Vá ligando e desligando consoante as necessidades.

- Não deixe carregadores ligados nas tomadas. Mesmo que não estejam ligados ao telemóvel/ipod/ máq. fotográfica estão sempre a consumir um pouco de energia.

- Deixar os aparelhos a carregar toda o dia ou toda a noite também não é boa ideia. A energia continua a ser consumida mesmo depois de carregada a bateria.

- Experimente desligar os pequenos electrodomésticos depois de os usarem. Ex: Máq. café, chaleira, torradeira. No fim do mês vão ver a conta baixar. Apesar de desligados estes aparelhos estão sempre a consumir energia.

- As TV's, DVD's, Playstations e afins em stand-by também gastam. Uma forma prática de garantir que ficam todos desligados quando não estão a ser usados é arranjar uma extensão com interruptor e desligar todos de uma vez. (Ok, a box tem de ficar ligada. Mas o outros, não). Garanto que vão ver diferenças na conta da luz. (principalmente se tiverem Plasmas)




- Sempre que pomos alimentos ainda quentes no firgorífico estamos a fazer com que ele gaste mais energia a arrefecer.

- Tentem controlar a temperatura da casa fechando as persianas na hora que bate o sol para que fique mais fresca no Verão, ou fazendo o contrário no Inverno. Estarão a poupar em aquecedores/ar condicionado.

- 35% do calor/frio entra/sai pelas janelas. Ter uma boa calafetação nas janelas é essencial. Se não têm dinheiro para grandes obras vedem as janelas com fitas isoladoras. É um baixo investimento, comparado com substituição de caixilharia e os resultados sentem-se. Literalmente.

- Escolher aparelhos de alta eficiência energética: A ou B. Esta é uma daquelas situações que o barato sai caro. São mais caros na hora de comprar, mas gastam menos a longo prazo.


Para que não fiquem já de pé atrás com tantas mudanças, ficamos por aqui hoje. Se por acaso ficaram entusiasmados com o assunto ou se já viram resultados, vejam aqui no Portal do Cidadão uns links para simuladores que testam os vossos níveis de poupança de energia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tags